JULIANE SOLMSDORF

Juliane Solmsdorf  (Berlim,1977) vive e trabalha em Berlim.

Estudou nas Belas Artes de Berlim e Paris. Desde 2003, expõe a nível nacional e internacional, tendo realizado exposições individuais e participado em exposições coletivas, entre outros, no Hamburger Bahnhof, Berlim, Galerie Neugerriemschneider, Berlim, KW Kunstwerke (artworks), Berlim, ainda na Kunsthalle Wien, Viena de Austria, Kunsthaus Dresden, DE, também no Grazer Kunstverein, AT,  Künstlerhaus Stuttgart, DE, na Galeria Belo-Galsterer, Lisboa,  e no Chelsea Art Museum, NYC.

Para os seus trabalhos mais recentes,  Juliane Solmsdorf foca-se na antiga tradição do 'Quiltmaking'. Os quilts que têm vários tamanhos são feitos a partir de têxteis usados e vintage. Todos eles são feitos à mão, com uma técnica chamada "slow hand stitches". O uso desta técnica cria itens únicos que tanto podem ser objetos de caráter decorativo na parede, bem como podem ser usados como mantas. Cada quilt tem um lado frente e verso e é forrado com fleece de algodão.

Os novos materiais que são necessários para a produção dos quilts são de produção biológica.

O foco da artista vai no sentido de reciclar o que existe ou foi dispensado, bem como no uso de têxteis vintage, cuja materialidade, cor e textura influencia fortemente o design do objeto final; têm também influência, a redefinição e evolução constante desta tradição longa e muito popular e reconhecida de fazer Quilts a nível internacional.

 

Juliane Solmsdorf

COFFEE, 2019

(frente + verso)

tecidos vários, técnica Quilt

c. 1,10 x 1,60m 

 © 2020, Galeria Belo-Galsterer

Rua Castilho 71, RC, Esq. - 1250-068 Lisboa - Portugal

  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza