CECILIA COSTA
(Caldas da Rainha, PT, 1971)
Vive e trabalha em Lisboa. A produção de Costa abrange uma variedade de meios. A artista já trabalhou com uma grande variedade de recursos, como som, mobiliário, água, gelo e hélio, entre outros, sendo que o desenho e a escultura
são a espinha dorsal da sua produção artística.
Nos seus desenhos, parte de estudos sobre simetria e dimensionalidade, procurando brincar com as perceções do espectador. As figuras, quando presentes, parecem viver numa espécie de desconexão com a realidade, provo-
cando uma subversão imagética que se situa na fronteira entre a segunda e a terceira dimensão. Ao conferir materialidade à linha também pelo uso da fita de papel, Costa reordena a bi-dimensionalidade do desenho num campo vizinho que beira o tridimensional, a artista cria na superfície e submete o desenho a uma espécie de materialidade escultórica que possui peso e densidade, de tal forma que brinca com binómios esquerda/direita, frente/trás, em cima/ em baixo. A sua produção escultórica também aborda conceitos como simetria, gravidade, elasticidade e espacialidade, ao apresentar um interesse subversivo pela função dos objetos, aproximando-a de uma vocação Duchampiana associada ao ready-made.
Costa tem exposta o seu trabalho a nível internacional, em museus e galerias de arte de renome, bem como em bienais (p. ex., a 14ª Bienal de Sydney, em 2004).
O seu trabalho está representado em importantes coleções privadas e públicas, por exemplo, Ars Fundum, Madrid, ES; Banco Big, Lisboa, PT; Banco Natixis, Madrid, ES; Banco Santander, Santander, ES; BESart – Coleção Banco Espírito Santo, Lisboa, PT; CAC – Centro de Arte Contemporâneo, Málaga, ES; CACE – Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português, Lisboa, PT; CAM / Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, PT; Fundação Carmona e Costa, Lisboa, PT; Fundação Ilídio Pinho, Porto, PT; Fundação Leal Rios, Lisboa, PT; Fundação PLMJ, Lisboa, PT; Galila Brazilai Hollander, Bruxelas, BE; Col. Isabel e Julião Sarmento, Lisboa, PT.
No Brasil é representada pela Aura Galeria (São Paulo) e em Portugal pela Galeria Pedro Oliveira (Porto) e pela Galeria Belo-Galsterer (Lisboa).
