CRISTINA ATAÍDE

(Viseu, 1951) A artista vive e trabalha em Lisboa.

 

A artista licenciou-se em escultura na ESBAL (Escola Superior de Belas Artes, Lisboa), onde frequentou o curso de design de equipamento. 

 

Explorando caminhos que cruzam o desenho, a escultura, a instalação, a fotografia, o vídeo e a intervenção site-specific, Cristina Ataíde desenvolve o seu trabalho ininterruptamente há mais de três décadas. A sua produção revela uma sede de experimentação e um fascínio pela descoberta que, entre outros, se âncora no impulso da viagem, na procura por outros sistemas de pensamento e numa busca pela expressão da matéria. (Sérgio F. Rodrigues).

 

De especial destaque são as suas mais recentes exposições individuais (2020/21), Dar Corpo ao Vazio, Museu Coleção Berardo, Lisboa; Cartografias Afetivas, Galeria Andrea Rehder, São Paulo, Todo y Solo Luz, Centro de Arte Faro de Cabo Mayor, Santander, bem como uma exposição individual na Embaixada de Portugal em Paris. 

 

A sua obra encontra-se representada em importantes colecções institucionais portuguesas e estrangeiras, entre outras, a Colecção Moderna do Museu Gulbenkian / CAM - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, PT; Col. Caixa Geral de Depósitos, Lisboa, PT; Col. António Cachola / MACE, Elvas, PT; Col. PLMJ, Lisboa, PT; Col. Fundação Carmona e Costa, Lisboa, PT; MACS, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, BR; Museu Afro Brasil, São Paulo, BR.

 © 2020, Galeria Belo-Galsterer

Rua Castilho 71, RC, Esq. - 1250-068 Lisboa - Portugal

  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Cinza ícone do YouTube