RITA GASPAR VIEIRA

Rita Gaspar Vieira (Leiria, 1976) vive e trabalha com sede em Leiria.
Operando no campo do desenho e da tridimensionalidade, a obra de Rita Gaspar Vieira tem vindo a problematizar relações entre a memória privada e a comum coletiva de lugares habitados, destacando a relação entre as práticas quotidianas e os procedimentos artísticos que essas práticas constituem no seu trabalho, ao considerar a diferença criativa alcançada face à espectativa com que estas ações são desempenhadas. No conjunto dessas práticas o uso da água é determinante. Além disso, na sua práxis, é recorrente a produção de papel de algodão artesanal, que se constitui como génese do desenho e das suas instalações.
A artista já expôs em vários países com projectos como "Constelações III", Museu Coleção Berardo, Lisboa (2020), o "projecto Mnemosyne - Münsterland Festival”, AKI, Holand, Kloster Bentlage, Emsdetten Gallery em Rheine (DE), em 2019, e "Avessa" na Galeria Belo-Galsterer em Lisboa; "Biblioteca do Amor", C.A.C. Contemplation Room, no Cincinnati Contemporary Arts Center em Cincinnati (EUA);"O Caminho das Formigas", na Galeria Andrea Rehder em São Paulo (BR), em 2018.
Para além da presença das suas obras em diversas colecções privadas em Portugal, a artista, representada também pela Galeria Andrea Rehder (BR), integra ainda colecções institucionais como a Coleção PLMJ,  Coleção António Cachola, Elvas, Coleção Marin.Gaspar, Coleção da Câmara Municipal de Leiria, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e a Coleção Figueiredo Ribeiro, Abrantes (PT); A MACS Collection (BR).

 © 2020, Galeria Belo-Galsterer

Rua Castilho 71, RC, Esq. - 1250-068 Lisboa - Portugal

  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza
Vista "Com a Mão Cheia de Pó", 2020, de Rita Gaspar Vieira; © Eduardo Sousa Ribeiro, 2020